7 de setembro de 2014

Edição de Aniversário



OS ANOS INOCENTES

Uma primeira vez é sempre marcada de incertezas, expectativas e muita ansiedade, ainda mais para um adolescente. 
Quando saí para minha primeira ida a montanha, para escalar o Castelo dos Bugres em alguma data perdida no inverno de 1988, mal sabia que isso daria rumo a minha vida. Já de cara saquei o mundo de possibilidades e aprendizados que as montanhas tinham a oferecer.

Castelo dos Bugres - Serra do Mar - Joinville/SC
Durante os invernos seguintes, escalei na companhia de outros amigos escoteiros sistematicamente as principais montanhas da região, Pico Jurapê, Monte Crista, Morro da Tromba, Morro Pelado, Marumbi, entre muitas outras menos populares.

Naturalmente, logo estávamos praticando escaladas mais comprometidas, ainda que com muito improviso e criatividade. 
Ainda na fase do colégio, um amigo de turma, que também estava subindo montanhas conosco, comprou a muito custo o Manual do Montanhista de Cristiano Requião, com esse livro em mãos estudamos e começamos a praticar com afinco as técnicas para escalada em rocha. 

O MARCO

Foi então que em 1994, caiu em minhas mãos o Informativo Mountain Voices, com uma propaganda do Curso Básico de Escalada em Rocha promovido pela Montanhismus.

Durante o feriado feriado de 7 de setembro desse mesmo ano, junto com Luciano Sampaio e Djorgian Day parti em direção a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí/SP, para enfim concretizar o aprendizado dos primeiros passos.

Aula 1 do Curso Básico de Escalada em Rocha - set/94

SEMPRE APRENDER

Hoje, a exatos 20 anos do curso, minha motivação em aprender a escalar segue forte e autêntica. Sigo a subir freneticamente pelas pedras e montanhas que vou encontrando em meu trilhar. 

Sei que muito tenho ainda a aprender, e a cada nova escalada, vou adquirindo mais experiências e assim lapidando minha forma de ver, sentir e escalar a vida.

Me dedico a profissão de ensinar a escalar montanhas, pois entendo que além das "horas/rocha" passadas nas montanhas é compartilhando nosso conhecimento que firmamos nosso aprendizado.

350 metros de uma de nova via na Pedra do Córrego, em Pancas no Espírito Santo.
Cume Pedra do Córrego, Pancas/ES com Alexandre e Izabela, setembro/2014

GRATIDÃO

Nesses anos todos tive muitos mestres que facilitaram meu desenvolvimento, todos foram importantes em seu momento, alguns merecem destaque:
Robson Pires por me emprestar o Manual do Montanhista, Eliseu Frechou pelas primeiras aulas, Ronaldo "Nativo" Franzen pelo legado deixado em São Chico e por abrir as portas do Marumbi, Bito Meyer pelas vias deixadas no Morro da Cruz/SFS onde pude forjar meu estilo, aos parceiros Reginaldo Carvalho, Edmilson Ávila, Edu Pedro e Luana Hudler que sempre estiveram e seguem estando presente nas grandes roubadas e aos meus pais que sempre me apoiaram.

Agradeço também a todos aqueles montanhistas que antes de mim, deixaram seus ensinamentos e rumos, para que possamos seguir a empurrar nossos limites e desenvolver a arte de viver pelas montanhas!!!


Muito Obrigado.




3 comentários:

Miriam Chaudon disse...

Bem bacana a retrospectiva!

Leco disse...

Parabéns Dani, meu grande amigo. Tive o enorme prazer em receber inúmeras dicas e ensinamentos seus. Tenho grande admiração por você, como montanhista e como pessoa. Espero dividir muitas cordadas com você. Abração

Unknown disse...

Parabéns DaniEl!
20 anos é uma data significativa!!!
Principalmente pra VC que nasceu em 76. Até o ano passado vc havia escalado metade da sua vida, agora já passou da metade, significa que você já viveu mais como escaladoRmontanhísta, do que como neófito. Fico muito feliz de poder fazer paRte dessa sua coRdada da vida. Sei que já desfruta das montanhas a muito mais que isso, desde os 12 quando foi a primeira ao Castelo dos Bugres. Te desejo muito mais desfrutesss. BamO!combinaR uma escalada comemorativa!!!
Me fez lembraR de uma frase de uma amigo MadrileñO!(Ruan Rieras) "Tudo o que nos faz feliz cabe em uma mochila" que complementei com: os amigOsss que nos acompanhaM é q toRnam essa mochila especial!
FoRte abraçO! e Muitas Montanhas para VC e os seusssssssss Mi casas su casas!!!