17 de agosto de 2012

Campeonato Brasileiro de Boulder



Campeonato Brasileiro de Boulder e Slackline 2012

Após o sucesso da 1ª Etapa realizada na Urca no Rio de Janeiro e a 2ª etapa realizada na cidade paulista São Bento do Sapucaí, chegou a hora de Belo Horizonte sediar a final do campeonato brasileiro de Boulder realizado pela Adrena Esporte e Aventura, em comemoração aos seus 10 anos de vida, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2012. O evento vai acontecer no cartão postal de Belo Horizonte a Praça do Papa. Pela primeira vez, na capital mineira, um campeonato de escalada será realizado em praça pública. A Praça do Papa fica no bairro Mangabeiras, situada ao pé da Serra do Curral, símbolo da capital mineira, a mais de 1.100m de altitude.


O Boulder é uma modalidade da escalada esportiva que é feita em pequenas paredes com uma altura não superior a 5 metros, que requer força e técnica para alcançar o topo. Caso o escalador não consiga atingir o topo e cair, colchões, mais conhecidos como Crash Pad, irão amortecer a sua queda.

A etapa final do campeonato Brasileiro de Boulder será realizada em paredes artificiais, que são construídas de madeira e estrutura metálica. A estrutura que será montada para a competição é a maior estrutura da modalidade já montada no Brasil. Os melhores atletas do país estarão disputando uma passagem aérea para o mundial de escalada que irá acontecer em Paris em setembro.

A disputa acontece na primeira fase em um grande festival, onde todas as categorias se interagem, em um ambiente de confraternização, possibilitando assim a troca de experiências e amizades. Após esta fase a principal categoria, a Master, irá dispustar entre os 6 melhores atletas masculino e feminino quem é o vencedor.  Ganha quem conseguir subir o maior número de linhas pré-determinadas, chamadas de boulders, sem cair e alcançar o topo.

Simultaneamente a competição de escalada, na Arena SlackLine os melhores atletas do Brasil da modalidade trickline vão travar batalhas na disputa pelo primeiro lugar do Campeonato Brasileiro de Slackline. A natureza dinâmica da fita permite com que acrobacias e manobras impressionantes sejam realizadas por quem se aventura em seus diversos e intensos balanços.  Esta modalidade da Slackline se chama Trickline.

Para estruturar o Campeonato Brasileiro de Slackline, são realizadas batalhas definidas através de sorteios. Em cada batalha o atleta tem 2 minutos regressivos para a execução de suas manobras e são avaliados pela limpeza, técnica, dificuldade e criatividade. Ao término da disputa, os árbitros se reúnem para decidir qual o atleta avança à próxima fase. Serão quatro categorias sub-15, Amador Masculino e Feminino e Master Masculino

Visando despertar o interesse de novos praticantes serão realizadas oficinas e workshops para iniciantes. Para o público divertir será disponibilizado gratuitamente um muro de escalada e slackline.

O evento irá trazer mais força para o cenário da escalada no Brasil. Minas Gerais é considerado por muitos o futuro do montanhismo brasileiro e Belo Horizonte fica no centro geográfico, no centro dos principais points, tornando um excelente ponto de apoio para quem deseja praticar a atividade. Além disso a capital mineira conta hoje com três ginásios de escalada indoor e diversas paredes de escalada em academias de ginástica. A cada ano o número de praticantes aumenta e com certeza a final do campeonato brasileiro de boulder sendo sediado em Belo Horizonte irá ajudar muito neste processo.

PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de agosto (Sábado)
10:00 às 12:00 - Inscrições e entrega dos kits
13:00 às 17:00 - Festival de Boulder - categorias Amadoras, Infantil e Paraclimbing
13:00 às 20:00 - Batalhas Slackline das categorias Amadoras e eliminatórias Master
17:00 às 20:30 - Festival de Boulder Categorias IFSC
18:00 - Entrega de medalhas do Festival de Boulder categorias Amadoras, Infantil e Paraclimbing

Dia 26 de agosto (Domingo)
09:00 às 12:00 - Finais Slackline categoria Master
12:30 - Premiação Slackline
13:00 às 15:00 - Final Boulder Categoria Feminino Master
15:00 às 17:00 - Final Boulder Categoria Masculino Master
17:00 - Entrega de medalhas do campeonato de Boulder categorias Feminino Master e Masculino Master

PATROCÍNIO E REALIZAÇÃO: ADRENA ESPORTE E AVENTURA
CO-PATROCÍNIO: CONQUISTA, SOLO E EVOLV
APOIO: STERLING ROPE, BELO HORIZONTE, TOP PHYSIO, 4CLIMB, ELEPHANT, PÉ NA FITA, SOS SAPATILHA, BELÊ RESSOLA, CBME, AME, FEMEMG.
MAIS INFORMAÇÕES: http://campeonato.
adrenaonline.com.br/
Facebook: Adrena Esporte e Aventura
Vídeos oficiais 1ª e 2ª etapa:
v=g8LREMyJ3FA&feature=plcp
v=SQ0eBz7mnM4&feature=results_
video



Nenhum comentário: