21 de agosto de 2012

Calcário X Granito

João Cassol limpando a primeira enfiada da Spider Brow

Escalar em diferentes tipos de rocha é com certeza uma excelente maneira de aumentar o rendimento nas escaladas.
Choque brusco - Recentemente estive escalando no calcário da Serra do Cipó, rocha macia, agarras grandes, paredes negativas e vias esportivas bem grampeadas. (Veja mais).
Chegamos de viagem e fomos direto escalar na Pedra Branca, localizada na grande Florianópolis. 

 Pedra Branca


Mudança completa de estilo: Montanha de granito com paredes verticais e levemente negativas, agarras minúsculas e um estilo bem arrojado de se escalar, com lances difíceis, instáveis e algumas vezes longe da última proteção. Uma ótima escola de parede, consolidada por Bito Meyer, nos anos 80.


Na companhia de João Cassol e Izabela Pacheco, escalamos uma bela linha que começa pela via Spider Brow por duas cordadas bem verticais de 7a ou b e emendamos na Santo Daime até o cume. Lances bem técnicos e com uma pitada de aventura. Ressalto que as velhas chapas "estilo Bito" foram trocadas por Bonier de aço inox a prova de bomba pela galera da ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo).

Primeira parada

A montanha está localizada no continente e o visual da "Ilha da Magia" é incrível...

Ilha de Florianópolis ao fundo

Apesar de considerar um bom escalador de granito, passei um pouco de dificuldade pra me readaptar a esse estilo e voltar a usar os pés e apertar com força os pequenos regletes dessa rocha. Isso sem falar nos lances um pouco mais longos que me deixaram com a boca seca.

João mandando a segunda cordada

Entramos também em uma nova via aberta para um Desafio de Escalada, que havia acontecido no dia anterior. João equipou e me deu o prazer de provar a linha, apesar de dura e com várias passadas instáveis cai apenas no último lance, com a parada já ao alcance das mãos, possível ser um 8c ou 9a.
Lamento ter chegado atrasado pro Desafio, pois foi a melhor entrada entre os que participaram!!!


Sem dúvida a minha maior motivação no Montanhismo é ter a oportunidade de variar de estilo, tipos de rocha e modalidades e assim cada vez estar mais completo!!!

 Cume

  Altair, escalador local chegando ao cume pela via Leite Quente



Um comentário:

Anônimo disse...

KMONNN!!!!
Joao C