14 de setembro de 2010

Aconteceu - Curso de Orientação em Montanha

Um dos lugares mais belos da nossa região, é sem dúvida a Serra do Quiriri. 
E foi nesse peculiar ambiente, que realizou-se mais uma edição do Curso de Orientação em Montanha, promovido pela Salamandra Montanhismo & Escalada. O instrutor, como sempre, foi Reginaldo José de Carvalho, um experiente montanhista e excelente mestre, com um grande currículo de conquistas e ascensões por grande parte do Brasil e Cordilheira do Andes.

                           


O curso foi desenvolvido durante a realização de um circuito na Serra do Quiriri em dois dias, com pernoite nos campos de altitude.


Na caminhada, foram abordadas práticas de comportamento em trilha, técnicas de caminhada, mínimo impacto e noções de ecologia de montanha. No início foi feito o planejamento da rota, onde foram abordados os temas iniciais como leitura de carta topográfica, tomadas de ângulos com a bússola, obtenção de coordenadas utilizando receptor de GPS, entre outros. 



Durante o desenvolvimento da atividade os alunos foram revezando as tarefas e exercícios com carta topográfica, bússola, GPS e fazendo anotações para que todos possam aprender o processo.



Depoimentos dos participantes:

Sérgio de Oliveira Netto 39 anos - Joinville/SC
"Excelente, muito bem organizado, material didático cuidadosamente disponibilizado (ex: mapas, livros)  e equipamentos de navegação variados (bússolas, transferidor etc) e top de linha no mercado (GPS).
Instrutor Nota 1000. Reginaldo é o cara. Super tranquilo, preparado fisicamente p/ fazer as trilhas, domina o assunto, e soube adaptar a programção do curso ao perfil do grupo.
O local muito bem escolhido. Além da beleza natural do local, possibilitou um melhor aproveitamento do curso em razão dos vários referenciais que se podia tomar no topo da Serra do Quiriri.
Parabéns ao pessoal da SALAMANDRA. Não sabia que Joinville contava com uma escola de montanhismo tão organizada e honesta."



Lian Muelhbauer 27 anos - Rio Negrinho/SC
"Muito bom, bem prático e direcionado. O Instrutor ótima pessoa e preparado.
O local é fantástico.
Sofrido mas muito gratificante."




Rafael Cajado 25 anos - São Paulo/SP
" Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa de proporcionar um curso como esse que não é tão comum aqui em nosso país.!!!!
O curso é muito bom e passa bem as noções básicas para localização como o uso com bússola e noção do GPS.
O instrutor me surpreendeu na verdade; pelo conhecimento e pela experiência que ele já teve em alta montanha. Depois de uma breve conversa fiquei bem tranqüilo pq tinha certeza que estava em boas mãos!
O local é sem comentários...!!!!! muito bonito mesmo!!!! Voltarei com certeza!!!!"

.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lindas Fotos!!!
Parabéns a todos.
Edu Pedro

Reginaldo Carvalho disse...

Valeu a parceria do pessoal.
bons ventos

Miriam Chaudon disse...

Um dia vou merecer essa oportunidade...

Parabéns Salamandra!
Parabéns Reginaldo!

Abraço de uma aprendiz saudosa das montanhas...

Rubens disse...

Um dos mais lindos vizuais q pude ter até hoje nas montanhas, início da primavera, a vida se mostrando na sua melhor maneira,ipês,orquídeas,aaa dama do abismo, além disso tudo aprender muito com quem sabe mesmo.
Valeu Salamandra, que venham as próximas...
Rubens Schroeder