13 de abril de 2009

Monte Crista


Todos os anos durante o feriado de Páscoa o Monte Crista sofre uma invasão em suas encostas. O fluxo de pessoas é muito grande, as áreas de acampamentos ficam superlotadas, as trilhas congestionadas, lixo e dejetos espalhados por toda a parte. Realmente lastimável.
Porém, a AJM (Associação Joinvilense de Montanhismo) nos últimos anos vem executando um trabalho de prevenção e educação na comunidade que frequenta a montanha durante o feriado. Na base da montanha no principal acesso é montado um ponto de controle, a fim de cadastrar os frequentadores e sugerir algumas condutas de mínimo impacto.

Saudações pessoal.

Mais um feriado de páscoa que estivemos no Monte Crista acompanhando o fluxo de pessoas que sobem à montanha e mais uma vez constatou-se a urgência de uma tomada de decisão mais séria que minimize as conseqüências trazidas pelo fluxo descontrolado e excessivo na montanha.

É triste trafegar na trilha e acampamentos após o feriado de páscoa com mais de 400 pessoas, a ignorância dos freqüentadores a respeito de praticas de mínimo impacto fazem desses lugares um verdadeiro “chiqueiro humano”, gerando um significativo impacto ao meio natural.

Além do impacto no meio natural, existe o aumento da probabilidade de acidente, como o ocorrido no último sábado onde o Alberto e o James auxiliaram a garota que foi resgatada com sucesso pela equipe do Esquadrão Aéreo da PM, graças a esses montanhistas que no momento estavam descendo a montanha e automaticamente prestaram socorro e comunicaram o resgate via rádio.

Com tudo isso, devemos pensar em uma solução mais viável para minimizar os impactos e acidentes na montanha. Faz-se necessário alertar a urgência de se transformar a área em uma unidade de conservação para o controle e o planejamento do fluxo de visitantes.

Com isso, a AJM deve firmar parcerias com instituições a fim de juntar esforços em prol da conservação e gestão turística do Monte Crista, pois se trata de um patrimônio natural e histórico de extrema importância à humanidade.

Obrigado a todos que colaboraram nos plantões durante o feriadão, o Monte Crista agradece.

Reginal José de Carvalho - Coordenador Ambiental AJM

.


4 comentários:

Anônimo disse...

Buenas!!!
Parabéns ao pessoal da AJM pela iniciativa e pelo empenho em pleno feriadão de Páscoa!!!!!

T+
Alexandre

Anônimo disse...

Realmente é triste de ver o lixo e a degradação la em cima! e na trilha tambem...
mais parabens pra AJM pelo trabalho realizado!

Forte abraço, Ricardo.

Anônimo disse...

Também gostaria de parabenizar a AJM e deixar meu protesto com relação aos problemas ambientais que o mal uso da montanha vem ocasionando.
Fica a esperança de um dia termos unidades de conservação bem estruturadas para um uso sustentável destes ambientes.
Abraço,
Eduardo Pedro.

Anônimo disse...

Concordo com a unidade de conservação.
Estive lá no feriado de 7 de setenbro (5 a 7/09/09) e encontrei muito lixo espalhado no caminho. Vim descendo e recolhendo papéis de balas e barras de ceriais que as pessoas jogavam enquanto desciam.
Muitas pessoas sem consciência ambiental, a mulecada vai pra lá pra encher o cú de cachaça e fazer baderna. Muito triste.